sábado, 27 de fevereiro de 2010

Segue a Luta pela implantação do Conselho Municipal da Juventude em Canguçu


Na tarde da última quarta-feira (24) estivemos reunidos na sede do PMDB com as demais Juventude Partidárias de Canguçu (PP, PT e PTB) para formalizarmos uma posição em prol da Instituição no Municipio do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Os pontos positivos da reunião foram a criação de um documento assinado pelos presidentes da juventudes, que foi protocolado hoje pela manhã com a Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal Terezinha Moreira, além do consenso e harmonia dos jovens canguçuenses em busca de ferramentas que possam possibilitar o avanço e incremento das políticas públicas para o setor.


- Matérias Veiculadas, nos blogs e sites de Canguçu, sobre o assunto:


Partidos lutam pela formação do Conselho Municipal da Juventude

Representantes das alas jovens de quatro partidos locais participaram, na noite de ontem, de reunião para assinatura de documento que solicita ao Poder Executivo a criação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Ítalo Dorneles (secretário da Juventude do PT), Jader Cavalheiro (presidente da Juventude do PP), Vinícius Pegoraro (presidente da Juventude do PMDB) e Ricardo Oliveira (presidente da Juventude do PTB) foram algumas das lideranças presentes.

De acordo com Vinícius Pegoraro, a Lei da formação do Conselho Municipal da Juventude já existe, e o objetivo é promover sua criação em Canguçu. “O Conselho vai beneficiar os jovens e o desenvolvimento de políticas públicas, pois criará um espaço de debate, troca de idéias formando um mecanismo de aperfeiçoamento das próprias políticas”, explica Pegoraro. “Com isso, os jovens poderão participar ativamente das decisões e ter voz ainda mais forte dentro da sociedade”, completa.

O próximo passo é protocolar o documento junto à Prefeitura, para oficializar a solicitar a criação do CMJ no Município.

Mais Canguçu:

Um Conselho para a juventude

Uma reunião suprapartidária movimentou a sede do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Canguçu na tarde desta quarta-feira (24), a presença de quatro partidos do município (PMDB/PT/PTB/PP) na representação de suas lideranças jovens deve-se a um pleito em comum: a implantação do Conselho Municipal da Juventude. A lei existe, só não foi ainda executada pela administração municipal.

Um consenso entre os participantes é a necessidade da implantação de políticas públicas voltadas para a juventude. Programas como o Segundo Tempo podem acontecer e atender um público maior. Como a demanda é muito grande, cada vez mais se faz necessária a formação de um conselho ativo e participante em prol da juventude de Canguçu.
Jovens na luta pelo Conselho da Juventude
Foto: Geovani Matias.
Ofício foi entregue para coordenadora do gabinete Terezinha Moreira.

Um grupo pluripartidário de jovens Canguçuenses esteve na Prefeitura Municipal de Canguçu, nesta sexta-feira (26), protocolando um pedido ao prefeito Cássio Mota (PP) para que seja emplementado o Conselho da Juventude em Canguçu.

O Conselho foi instituido pela Lei 3.153/2008 mas nunca entrou em funcionamento. Através dele, os jovens poderiam ter um espaço para discutir os mais variados temas pertinentes a classe no município na busca de políticas públicas.

Os jovens haviam se reunido também na última quarta-feira (24) quando o documento foi elaborado. Agora a administração terá o prazo de 15 dias para uma resposta oficial. Está já é a segunda tentativa do grupo pedindo a implementação do conselho que trabalharia de forma gratuita.

Nenhum comentário: